As náiades, na mitologia grega, são ninfas aquáticas com o dom da cura e da profecia e com certos controles sobre a água. Assemelhavam-se às sereias e, com a voz igualmente bela, elas viviam em fontes e nascentes ou até cachoeiras; deixavam beber dessa água, mas não se banhar delas, e puniam os infratores com amnésia, doenças e até com a morte.Como todas as ninfas, são dotadas de uma beleza extraordinária, com olhos claros e peles que vão de bronzeadas à azuladas. Na Ilíada, Homero dá a entender que as náiades são filhas de Zeus, embora outros as considerem filhas do Oceano.
Cinco Tipos de Náiade
🐬 Crineias: Náiades que habitam fontes.
🐳Limnátides (ou limneidas): Náiades que habitam os lagos.
🐬Pegeias: Náiades que habitam nascentes.
🐳Potâmides: Náiades que habitam os rios.
🐙 Eleionomae: Náiades que habitam os pântanos.
Contexto
Normalmente, as nascentes e cursos d'água possuem uma só, mas por vezes, são muitas e, neste caso, todas se consideram irmãs e com os mesmos direitos.
Homero, na Ilíada, dá-lhes como pai a Zeus, mas outros consideram-nas filhas de Oceano ou do Deus-rio onde residem. As filhas do deus-rio Asopo, por exemplo, são náiades.
Certas águas tinham a reputação de milagrosas, graças às suas ninfas. Banhar-se nelas, porém, se não fosse por ordem expressa de um deus, era um sacrilégio que podia causar doenças incuráveis ou a morte. Outro risco em violar a sacralidade das águas habitadas pelas náiades era "ser tomado pelas ninfas" e enlouquecer. Quem as visse, tornava-se Nympholeptos, isto é, possuído pelas ninfas, entrando em delírio.
Comentarios